sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Energúmeno somos nós!


Por Flávio Mesquita
.
Confesso que fiquei irritado com a reação do excelentíssimo-senhor-melhor-ministro-da-saúde-e-governador-do-PIG, José Serra, às vaias de um grupo de manifestantes em uma atividade de pré-campanha. Sua Excelência Eterno Candidato chamou de "energúmeno" um dos manifestantes, pois ele (o "energúmeno") era contra tudo e contra todos. Diante disso, do alto do meu teclado, resolvi e decidi decretar: energúmeno somos todos nós!
Somos energúmenos pois temos a pia crença, quase insana, de que temos uma mídia democrática e imparcial, onde os grandes jornais e semanários possuem editores compromissados com a verdade e o respeito às opiniões.
Somos energúmenos, quando, diante das evidências de corrupção ativa, passiva e transversal, percebemos o cinismo de quem tem rabo preso e medo de ficar com a bunda na janela tentando justificar o injustificável.
Somos energúmenos, quando, de repente, uma evidência de corrupção gravada em video se transforma em "suposto caso de desvio de verba", nos casais telejornais do horário nobre.
Somos energúmenos porque acreditamos em uma democracia representativa, na imparcialidade da justiça e na polícia pacificadora.
Somos energúmenos quando ficamos exultosos e nos sentimos justiçados porque há um político detido em uma sala reservada da polícia federal sozinho e deprimido, com ar condicionado, tv, roupas de cama e visitas todo o tempo, e que, por conta disso, não pôde desfilar no sambódromo.
Somos mais energúmenos pois daremos um sorriso tímido no canto da boca e soltamos um "o filho da puta se fudeu" quando este mesmo político, deprimido, sair desta sala com a barba por fazer, de cadeira de rodas ou de bengala, o que for mais comovente.
Por fim, somos energúmenos, pois temos a certeza de que um dia surgirá um salvador da pátria, um D. Sebastião, que irá nos tirar da condição de subdesenvolvidos e subnutridos para nos elevar à condição de "eleitos", abençoados por Deus e queridos por natureza...
Pois bem, Sr. Grão Mestre da Ordem Tucana. Somos nós, os energúmenos, os grandes responsáveis por sua existência! Portanto, agradeça aos céus por nos representar tão bem, no alto de seu gabinete.

Um comentário:

Jens disse...

Abraço, Marcelo.
Jens, mais um energúmeno.