quinta-feira, 7 de abril de 2011

Jornalista

Hoje é dia do jornalista... Bom dia para lembrar que existem (e existiram) grandes homens na função difícil e amargurada do jornalista. Difícil? Sim. Procurar a verdade, custe o que custar, às vezes, custa mais caro do que se possa prever, querer, pensar. Difícil e amargurada porque a verdade não lhe traz alento algum, apenas àquela sensação de dever cumprido.

Verdade é uma palavra complicada, principalmente porque vem sempre desvinculada do absolutismo. Buscar a verdade é algo tão difícil quanto amargurado, pois não há olhos o suficiente para focar todos os fatos, fotos, formas, para analisar todos os ângulos, âmagos, âmbulos. Eis o caminho do jornalista. Mesmo quando a verdade é ululante e pulsa nos cornos, a dúvida precisa imperar. Jornalista é uma palavra complicada. Por isso, talvez, existam tão poucos jornalistas de verdade.

Minha amiga Ana Cristina, jornalista, postou a seguinte mensagem (extraída do Sindicato dos Jornalistas do Amapá):

Para muitos, o jornalista é testemunha ocular da história; para outros, é um narrador do seu tempo. Já o Sindicato dos Jornalistas do Amapá prefere uma definição mais ética e política: o jornalista deve ser um defensor intransigente da liberdade de expressão, da sociedade e da democracia.

Amém.

2 comentários:

Jens disse...

Pô eu não sabia. Ou sabia e esqueci, sei lá. Então, parabéns para mim e para dos demais coleguinhas.V aleu a lembrança Marcelo.

Um abraço.

Loba disse...

Acredito que o verdadeiro jornalista é aquele que se alinha à luta pela democratização da comunicação e pela pluralização de opiniões, independente dos barões da mídia. A este profissional devemos nosso respeito e nossas congratulações.
Beijo, professor

PS. tou esperando sua participação na coletânea, hein? Aqui temos belos textos que merecem ser imortalizados no papel!