Depois de um excelente final de semana regado à cerveja, peixe na brasa e carne de porco, o pensamento sobre petiscos e afins agregou-se à ideia do professor de História e conhecedor da verdadeira culinária, Alexandre Santos, que anda reproduzindo posts deliciosos para os apreciadores da loura gelada bem acompanhada. Roubei o Frango à Passarinho do seu blogue, mas ainda espero a receita do medalhão ao molho madeira! Ele prometeu!
Frango à Passarinho
Seguindo a nossa seleção de petiscos, hoje postaremos para nossos amigos um breve relato da origem do Frango à Passarinho, sugestão solicitada pela amiga Luana Gomes. O Frango à passarinho é uma comida típica do Brasil. No entanto tem-se a remota desconfiança que tenha surgido no Sudeste, mais precisamente no Rio de Janeiro. Muito se tem falado não sobre sua origem e sim, qual seria a melhor maneira de apreciá-lo, com as mãos ou usando talheres. Não há quem duvide que comer frango à passarinho sem usar os talheres é bem mais fácil.
O frango que encontramos nos mais variados bares, restaurante e botequins, consiste em vários cortes pequenos de frango, geralmente da asa, cortada em partes. Estes pedaços são fritos em óleo quente, sob imersão.
O frango à passarinho e o galeto são os pratos que causam mais saias justas na hora de comer. Sempre bate aquela dúvida: com a mão ou com o talher? Por isso, não é difícil presenciar cenas divertidas de comensais que exercitam sua habilidade ao máximo para degustar asinha de frango com garfo e faca.
Para facilitar a vida dos clientes, a Galeteria Via Dei Galli, no Castelo, passou a disponibilizar luvas de plástico. A idéia, segundo o gerente José Erivan de Oliveira Caetano, surgiu poucos meses após a abertura da casa, há nove anos. “Na época, o slogan era: ‘Venha comer o verdadeiro galeto ao primo canto com a mão’”, conta.
De acordo com ele, pela tradição gaúcha, o galeto deve ser pego com a mão. A luva foi uma adaptação feita em Campinas para difundir o costume por aqui.
E a iniciativa tornou-se um sucesso. Caetano diz que a maior parte dos clientes aderiu ao uso das luvas. “E nós sentimos que o aproveitamento da carne do galeto aumentou”, observa.
Muitas receitas ainda levam um molho alho e óleo por cima do frango já frito. Este molho é composto de alho torrado e bastante azeite. Outras incluem, além do alho e óleo, um pouco de salsinha para embelezar o prato e acentuar o sabor.
Frango à Passarinho simples com salsinha
Ingredientes:
• 1 frango (cerca de 1 kg e meio), em pedaços pequenos
• 3 cubinhos de caldo de galinha;
• Óleo para fritar;
• 1/2 xícara (chá) de salsa picadinha.
Modo de preparar:
1. Tempere o frango com o caldo de galinha, dissolvido em duas colheres de água fervente.
2. Deixe tomar gosto por duas horas.
3. Frite o frango em bastante óleo, até dourar de todos os lados.
4. Escorra em papel absorvente.
5. Polvilhe com salsa.
Frango à Passarinho na Cerveja
Ihgredientes:
500g de peito de frango
2 colheres de sopa de mostarda
suco de 2 limões
1 lata de cerveja
2 dentes de alho
óleo suficiente para fritar
Modo de preparar:
Corte o frango em cubos,
tempere-o com o suco de limão, a mostarda e sal a
gosto. Acrescente a cerveja e deixe descansar por
aproximadamente 1 hora.
Obs. Não tampe o recipiente.
Descasque e esmague as cabeças de alho e coloque-as no
óleo. Espero o óleo esquentar e frite os cubos.
Pesquisa e consulta:
http://www.amesa.com.br/
http://www.suareceita.com.br/
www.br.answers.yahoo.com/question/index
pt.wikipedia.org/wiki/Frango_à_passarinho
3 comentários:
Comer frango a passarinho, com luvas, essa idéia, só poderia ter partido de Campinas (ou Pelotas)...
Depois é beber o chopp, pegando o copo com o dedinho mindinho, bem esticadinho. Ah! E um bom "papo de bar", sobre aqueles dois rapazes alegres do Big Brother...
Uêba, já tenho o cardápio para o fim de semana.
Um abraço, Marcelo.
Marcelo meu "BROTHER", com certeza o seu medalhão vai sair, tão logo você espere estará pousando em nosso Post. Abraços. Alexandre. (não esqueça das fotos de quarta-feira).
Postar um comentário