quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ninguém merece...

Qualquer dia eu, prometo, paro de falar dO Globo, mas, por enquanto, continuo não tendo muita escapatória. Veja o que diz o panfleto, na sua versão online, na capa do portal, sobre a estréia do filme “Lula, o filho do Brasil”, do diretor Fábio Barreto: “Filme ‘Lula’ tem público abaixo do esperado.” Contudo, e apesar de não haver qualquer mentira na afirmação, a casca de banana é evidente quando abrimos a notícia e nos deparamos com os seguintes valores numéricos:

O estreante ‘Lula, o filho do Brasil’ (...) ocupou a 2ª posição no ranking arrecadando R$ 2 milhões nas bilheterias. Contrariando a estimativa da Downtown Filmes, que previa um público de 220 mil pagantes para o primeiro fim de semana do filme em cartaz, o público total de sexta a domingo foi de 193.364 expectadores.”

Veja bem, meu bem, o filme faturou, só na estréia, 2 milhões de reais, levou 193.364 expectadores aos cinemas, mas, como a Downtown, distribuidora de filmes nacionais, imaginou que iriam 220 mil pessoas, bem, aí, obviamente, o jornal decidiu (deduziu, achou, cometeu) por bem, “tascar” a tosca notícia no portal.

Por pura vontade de delirar comentarei um sonho que tive noutro dia, em companhia de uma bela cerveja, uma calabresa com muito limão e um cd pirata do Samba Enredo 2010 (tive digestão? Tive!): este filme foi selecionado e escolhido para disputar o Oscar... Ganhou! Putz, a notícia no portal O Globo: “Mesmo sem merecer, Lula leva Oscar”; a Folha: “Oscar faz politicagem e premia Lula”; a Veja, bem, a Veja nada disse. Civita teve um enfarto antes.

Um comentário:

Moacy Cirne disse...

Meu caro,

pior foi a legenda preconceituosa d'O Globo, ontem: "A farofa de Lula".
Um horror...
Muito boa a montagem postada ontem, com a cara do Casoy.

Um abraço.