segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Como bem publicou a revista Veja, edição 2108, de 15 de abril, 500 universidades adotariam o novo sistema de seleção para o Ensino Superior. O Enem ganhava confiança e credibilidade.

Aí, um belo dia, um segurança vaza a prova e várias universidades que lucravam com a taxa do vestibular, milhares de cursinhos pré-vestibulares e outras centenas de políticos sorriram, quase gozaram, com a falha estrutural: “o sistema lucrativo, a indústria, está garantido!”

Não acredito que houve interferência do tradicionalismo tacanho e retrógrado ou dos “homens de preto” nessa história, apenas percebo a vitória da selvageria nisso tudo: dinheiro, a pura e simples motivação do dinheiro. Motivação essa que pode ter atrasado um recurso educacional superior ao vestibular. O Enem é muito mais justo e democrático.

Vamos esperar para ver. Que o Governo consiga reverter a situação e a credibilidade volte.

Um comentário:

Jens disse...

E os criminosos, Marcelo, serão punidos? Hummm... aí tem, considerando-se principalmente que tinha gente do PIG na área - a editora Plural faz parte do Grupo Folha. Com tipos desta laia todo cuidado é pouco.

Um abraço.