terça-feira, 1 de setembro de 2009

O que fazer com este Livro?

A grande economista Miriam Leitão, colunista do Kamel e aluna CDF do jornal O Globo, escreveu este brilhante texto como quem, “definitivamente, não resta a menor dúvida”. Sim, porque debaixo de toda a sua indignação, esconde-se o óbvio ulular: esse presidente Lula anda incomodando um pouco os pilares tradicionalistas e idiotas deste país.

Depois de tanta baboseira sobre como deveríamos entregar o Pré-Sal para a Texaco, a Standard Oil (ou a “Coca-cola”), o seu final melodramátilco sobre o meio ambiente é de uma falácia repulsiva.

Ela diz que o Lula possui uma visão curta, pobre e equivocada. Aceito, Contudo, sem deixar de mencionar que a visão da professora Miriam é esparsa, riquíssima e extremamente direcionada (a gente sabe o quão é extremamente direcionada).

Enfim, sem mais delongas, vamos os que diz esse supra-sumo da sabedoria Global:

Ideia ruim, ideológica,politizada. Futuro não se decide assim

“A festa do Pre-Sal foi ruim por inúmeros motivos. O processo de partilha é inferior ao da concessão. Na concessão há leilão público, transparente, e vence o melhor preço. Na partilha será uma burocracia que vai decidir com opacidade, ou coisa pior dependendo do governo.

A idéia de privilegiar uma empresa de capital aberto, como a Petrobrás, é injusta com os não acionistas da empresa: a maioria do povo brasileiro.

O debate para a proposta foi intra-muros. Não foram ouvidos os governadores, os municípios, as organizações, os especialistas. O governo ouviu apenas a si mesmo.

O presidente Lula montou um palanque para a sua candidata. Isso é uma visão limitada, conjuntural, não é assim que se decide o futuro. Fez um discurso político-partidário com inclusive afirmações falsas. Ele queria uma festa de campanha e não falar sério sobre o futuro. O governador de São Paulo José Serra demonstrou falta de visão política indo lá. Porque o projeto é ruim, porque era uma festa apequenada pela politização ele perdeu oportunidade de ter dado um sinal com sua ausência. Deveria ter ido se fosse um momento de pensar a sério o futuro do país. Não era.

A espantosa ausência da questão ambiental num mundo em que é tão urgente o esforço para reduzir as emissões de gases de efeito estufa revelou a ideologia do governo Lula. Ele está se lixando para o meio ambiente. Ele está se lixando para o futuro. A visão dele é curta, pobre, equivocada.”

5 comentários:

Jens disse...

Oi Marcelo.
Sei que não se diz isto de uma dama, mas no caso me permito abrir uma exceção (aliás várias, já que a observação também se aplica às execráveis meninas do Jô): esta mulher é mau carater, não vale o que come. A canalhice não é um atributo exclusivo dos machos da espécie.
Leitão faz parte do clube dos vendilhões da pátria. Sua fúria contra o projeto do governo para a exploração do Pré-Sal se explica pela ânsia entreguista de mostrar serviço aos sinhôzinhos locais e transnacionais. A banca agradece.
Ela só esqueceu que, como observou Millôr, quem se curva aos poderosos mostra o rabo aos oprimidos. Neste caso, a visão causa emgulhos.
Sobre o tema pré-sal, tomo a liberdade de te indicar uma reportagem que saiu no Financial Times e foi traduzida pelo Luiz Weis no OI (Uma história – humana – de petróleo, na segunda parte do post). O link é:

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/blogs.asp?id_blog=3&id={95F61FB7-CAC4-4EDF-9115-FCB676D9A42C}

Um abraço.

Jens disse...

Ops, engulhos.

Marcelo F. Carvalho disse...

Excelente texto do Luiz, Jens! Recomendei-o no Twitter e no A. Pólvora.
_________________-
Abraço forte!

Renato Couto disse...

Ah! Apesar de toda a crise, inexoravelmente plantada pela sanha neoliberal, os ventos não cessam, falemos de questão ambiental (hahahehe)...Petróleo é igual a S-O-B-E-R-A-N-I-A ! Ou a D.Leitão também acredita que o Iraque foi "tomado" por conta de "armas de destruição em massa" (hahehe)

Marcelo F. Carvalho disse...

Renato, creio que a D (de dondoca) acredita em qualquer coisa que a Globo mandar.