terça-feira, 29 de setembro de 2009

DIPLOMATA AFIRMA QUE O POVO HONDURENHO VAI RETOMAR O PODER

Por Marcelo Salles (do ótimo Fazendo Media)

Acabo de conversar, por telefone, com Gioconda Perla, Consul-Geral de Honduras no Rio de Janeiro. Refugiada no Canadá depois que o governo golpista cancelou seu salário e a verba de representação, ela disse ainda não ter uma situação clara que lhe garanta o retorno ao Brasil.

Com a volta do presidente Manuel Zelaya a Honduras, Gioconda acredita que aumentam as chances de retomada do poder. “Esse povo vai conseguir, Marcelo. Sabíamos que teríamos apoio no país, mas a reação do povo superou todas as expectativas”, disse. A diplomata afirmou ainda que o povo já não acata as ordens do toque de recolher, a resistência está nas ruas.

Gioconda confirmou os cortes de energia elétrica e água na embaixada do Brasil, que dá abrigo a Zelaya. Também confirmou a explosão de bombas de gás lacrimogêneo e a utilização de uma antena que produz um barulho ensurdecedor, nas imediações da embaixada, além da repressão armada contra o povo.

A Cônsul-Geral encerrou a conversa agradecendo ao povo brasileiro e à imprensa democrática, que não distorce as informações: “o povo hondurenho está grandemende agradecido ao povo e ao governo brasileiro pela proteção”.

Em discurso que terminou há poucos minutos, o presidente Manuel Zelaya disse que os golpistas têm um plano para invadir, ainda nesta madrugada, a embaixada para sequestrá-lo e assassiná-lo, fazendo parecer suicídio.

PS: Você pode ler esta notícia gratuitamente, mas sua produção tem um custo. Ajude a manter o Fazendo Media assinando o jornal impresso ou doando qualquer quantia: clique aqui.
.

REPRESSÃO EM HONDURAS



3 comentários:

AB disse...

Ah, Marcelo! Muito obrigada.
Mas você não precisa de autorização minha
para republicar nada que eu tenha escrito.
Esteja à vontade!

Abs.
(Acantha)

Roy Frenkiel disse...

Espero que as coisas se ajeitem por la.

Abracao,

RF

Jens disse...

Oi Marcelo.
Ao contrário da grande imprensa tupiniquim, estou torcendo para que os golpistas se ferrem.

Um abraço.