sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Notícias de O Globo

O LIVRO DO AMOR
OU
COMO ENCONTRAR O DIABO NA PASTA DE DENTE
.
A Venezuela acabou de decidir: a maneira de ver o sistema de ensino como uma fábrica criadora de humanóides sem identificação com a origem dos seus antepassados e nenhum respeito ao próximo irá acabar. A partir de agora, todo o sistema estará voltado para uma aprendizagem mais “socialista”, ou seja, a comunidade que gira em torno da escola poderá opinar sobre o formato de educação adotado e sobre como mudar.
No portal do jornal O Globo está escrito: “...após violência e intensos debates, polêmica lei de Educação é aprovada”. O texto se inicia da seguinte forma: “A Assembléia Nacional da Venezuela, controlada pelo governo, aprovou...” e possui dois links para outros textos parcialíssimos: Servidores de Cháves atacaram jornalistas e Miriam Leitão comenta a decisão do congresso.
Agora, reparem sobre o aposto aberto logo na primeira oração do texto: “controlada pelo governo”. Por que abrir tal explicação? Para deixar nítido que a pressão, a mão de ferro do governo (em letras minúsculas) caiu com toda a sua força na Assembléia. Ou seja, na Venezuela não existe democracia, existe o “delinquente Hugo Cháves e a oposição heróica, combativa”.
No link aberto da Miriam Leitão, o título já deixa bastante claro a que veio o seu texto e vídeo: Doutrina educacional de Hugo Chávez vai fracassar. E, já no texto: “Mas o projeto educacional de Chávez vai dar errado, como tudo mais em uma ditadura”. Sim, a Venezuela é uma ditadura, acreditem se quiser! Acabei de descobrir isso com a Miriam, apesar das eleições diretas, apesar dos referendos, o Sr. Hugo é um ditador! A nossa querida colunista não explica muito sobre como ela chegou a essas conclusões relevantes (ditadura e projeto natimorto), mas, “em se tratando” de M. Leitão, sabe-se que provas e conclusões são coisas distantes e complexas.
Pena para O Globo, pena para todos nós.

2 comentários:

Jens disse...

Marcelo, considerando as furadas previsões catastrofistas da "urubóloga" Miriam Leitão - desde o advento do governo Lula - o projeto educacional da Venezuela tem tudo para dar certo. Lá, como aqui, a caravana passa e a cachorrada late. Cada vez mais hidrófoba.

Um abraço.

Marcelo F. Carvalho disse...

Jens, como diz um grande amigo: Se a Míriam disser que as bolsas vão cair, você tem que aplicar tudo, pois geralmente é o contrário...
______________________
Abraço forte!