quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sobre maracujás e ninhos

Por: Ines Mota
.
Ela não conhecia a história do Labirinto de Creta e tampouco ouvira falar do novelo de Teseu, mas quando das suas insólitas viagens pela Caatinga, costumava levar uns grãos de milho que a guiariam de volta para casa.
Procurava as latadas de maracujá do mato, ao seu ver, erroneamente chamado de brabo, já não presenciara qualquer atitude tempestuosa que lhe valesse a alcunha.
Como esquecer o sabor das frutas e de como a mãe ficava bonita quando ornava os cabelos com as majestosas flores roxas matizadas de vermelho?
No dia em que se deslumbrou com o primeiro prato do que lhe pareceu fios de tecer redes, cismou que aquilo dava em árvores e daí em diante os passeios se tornaram mais longos e os maracujás já não eram objetos exclusivos de busca nas aventuras subsequentes.
Jamais encontrou o tão cobiçado pé de macarrão e desconfiava que eles nasciam mesmo era embaixo da terra, escondidos feito batata doce, ou quem sabe, brotavam do ninho enroladinho dos rouxinóis que vira pendurado junto ao silo de feijão do Vô Joca.

Nenhum comentário: